bg_image

Dúvidas frequentes


Materialização é a geração de documentos em papel, com autenticação, a partir de documentos eletrônicos, públicos ou particulares, que apresentem assinatura digital ou outra forma de confirmação de integridade e autenticidade.

Desmaterialização é a geração de documentos eletrônicos, com aplicação de certificado digital, a partir de documento em papel.

Como é feito:
A materialização de documentos é feita, pelo Tabelião , por meio da impressão integral, aposição da data e hora da autenticação, indicação do site de confirmação (quando aplicável), inserção de informação sobre a verificação da assinatura digital ou outro meio de confirmação, e aplicação do selo de autenticidade de documento eletrônico.
O que é desmaterialização:

Como é feito:
A desmaterialização de documentos é feita pelo Tabelião, com uso dos meios técnico do próprio cartório, inclusive com assinatura digital e por meio da “Central Notarial de Autenticação Digital” (CENAD), módulo de serviço da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Informações gerais


A materialização serve para conferir ao documento impresso em papel, a mesma validade do documento eletrônico. 

Ficou Com Dúvidas Sobre Esse Serviço?

Nossa equipe está pronta para responder as suas perguntas.

Campos com (*) o preenchimento é obrigatório

  1. Insira apenas arquivos nos formatos JPG, JPEG, PNG, PDF ou DOC, com menos de 500 KB cada.
  2. Arquivos maiores que 500 KB não serão selecionados abaixo e nem enviados.
  • :